top of page
Buscar
  • barauceds

O verdadeiro motivo da demora no tratamento de problemas psicológicos

Aqui vai uma verdade que ninguém te fala sobre o seu sofrimento: não existe solução rápida para ele.

Imagem: freepik


A vida hoje em dia exige de nós muito dinamismo, solução rápida, produtividade. Acabamos nos tornando pessoas muito imediatistas, e aplicamos isso a tudo, inclusive a nossa saúde mental.


Muito provavelmente, ao se deparar com um sofrimento psicológico, a psicoterapia não foi sua primeira opção. Você deve ter procurado respostas num livro de autoajuda, em algum perfil no Instagram, no horóscopo, naquela terapia alternativa milagrosa ou até foi fazer um coach.


E não estou dizendo que essas coisas não ajudam: na grande maioria das vezes, elas ajudam em algum ponto sim, mas não resolvem totalmente o problema.


E isso acontece por um motivo que é até simples de entender: esse sofrimento que você carrega consigo demorou anos, e as vezes a sua vida inteira, para ser construído e chegar no ponto em que está hoje. Muitas vezes, foi até seu imediatismo que colocou a gota d'agua que faltava pra esse copo transbordar.


Como pode, então, você exigir soluções rápidas para algo que demorou tanto pra ser construído? E como pode você querer resolver o seu problema submetendo ele à regra que fez parte da sua construção?


Dentre os inúmeros motivos que as pessoas usam pra evitar iniciar uma psicoterapia, o fator tempo de duração sempre está presente: demora demais. E realmente demora, em comparação com as promessas que vemos por aí que dizem coisas como "resolva sua ansiedade neste curso de fim de semana".


Isso porque a psicoterapia é o instrumento que permite que você vá a fundo em si mesmo, e perceba de verdade quais são as coisas que te afetaram/afetam e que fazem parte desse sofrimento que construiu.


É a partir da psicoterapia que você vai aprender quais são seus limites, suas potencialidades e a partir disso construir uma forma de enfrentamento realmente sua e que funciona para você lidar com aquele sofrimento e vários outros que possam surgir.


Quando alguém te da uma dica, te diz como fazer, essa pessoa diz a partir da experiência que ela teve. Quando você constrói a solução, ela é muito mais sólida, duradoura e eficaz para a sua vida. E é com você construindo que as mudanças efetivas da sua vida vão acontecer.


O tempo do psiquismo não é o mesmo do relógio. De para o seu o tempo que ele precisa, e não o que você quer dar.


Com carinho,

Dominique S. Barauce

Psicóloga

CRP 08/25857

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page